O TIPITI tem objetivo de apoiar as comunidades tradicionais da Amazônia por meio da valorização do artesanato amazônico, mantendo a identidade cultural, respeitando o saber local, promovendo o comércio justo, preservando a tradição e perpetuando a história dos povos amazônicos na memória do mundo.

Reconhecemos na comercialização do artesanato uma oportunidade de geração de renda aos comunitários, de desenvolvimento social, de disseminação de informações e, sobretudo, de valorização do conhecimento local, tão rico em detalhes e carregado de significados.

Chamamos aqui de artesanato tradicional aquele cuja inserção social no contexto de sua produção se reflete aos modos de vida de quem os produz. Todo artesanato tem valor cultural, mas apenas alguns guardam a memória de saberes tradicionais que se perpetuam e se renovam na arte de fazer. Esses saberes condensam experiências coletivas e demarcam formas de transmissão do conhecimento técnico e estético

A cultura amazonense se expressa fortemente por meio do artesanato. A partir de matérias-primas da Floresta Amazônica, indígenas e ribeirinhos produzem objetos utilitários e de decoração. São essas histórias que queremos contar ao mundo através dos nossos produtos.

Para comprar conhecer a história por trás de cada produto: www.tipit.net