APP MEU AMBIENTE

App ambiental faz “raio-x” ecológico

Cléo Pinheiro, Assessora de imprensa IA+

13 de junho de 2018

Anualmente, 13 milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), grande parte desse resíduo é proveniente de rios que transportam o lixo das cidades e do campo até a praia. Em Manaus, 842 toneladas de lixo são retiradas mensalmente dos igarapés pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O resultado do lixo nos rios e oceanos é poluição e a morte de animais.

O descarte irregular de resíduos preocupa também parte dos moradores de Manaus que denunciam esse tipo de ilegalidade. De acordo com o aplicativo Meu Ambiente, do Instituto Amazônia Mais, o descarte irregular de resíduos plásticos aparece em terceiro lu gar, com 17% das denúncias, que resultou em 64 ocorrências desta natureza, no período de dois anos. O maior número de denúncias feitas é de queimadas com 23% das denúncias (85 registros) e poluição sonora com 18% (65 registros).

De acordo com o app Meu Ambiente, a maior parte das denúncias foi feita por moradores da zona norte onde estão, por exemplo, os bairros Cidade Nova e Nova Cidade e, em segundo lugar, aparece a zona centro-sul com destaque para o bairro do Parque 10.

“Como moradores de Manaus temos nossa parcela significativa de contribuição para que nossos igarapés, rios e mares possam ser usados de forma sustentável e o mínimo que podemos fazer é separar o resíduo para reciclagem e descartá-lo no lugar correto”, detalhou a diretora executiva do IA+, Cintia Fernandes.

No aplicativo Meu Ambiente o cidadão registra sua denúncia de crimes ambientais a partir do computador, smarphones e tabletes. A ferramenta dá ao cidadão a possibilidade de contribuir com a fiscalização ambiental no Amazonas. De acordo com o Instituto Amazônia Mais, cada denúncia é direcionada ao órgão ambiental fiscalizador e passa a ser monitorada pela equipe do Instituto e acompanhada pelo Ministério Público Federal no Amazonas. Assim foram acompanhadas cada denúncia sobre o descarte resíduos sólidos.

Plástico

Do total de 842 toneladas de resíduos retirados pela Semulsp mensalmente, 96 toneladas correspondem a lixo plástico, o que representa 11,36%, utilizando dados da composição gravimétrica da dissertação do mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Armando Bandeira dos Santos Junior, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com a ONU, cerca de 80% da poluição marinha é originada em terra através dos resíduos dos esgotos, pesticidas, metais pesados e outros poluentes que são conduzidos por cursos de água doce até o litoral e causam danos à saúde das pessoas e ecossistemas.

Com o objetivo de combater a poluição plástica desde o interior do território e reverter a maré de lixo que invade os oceanos, a ONU Meio Ambiente deu inicio, na Semana do Meio Ambiente, 5 de junho, ao projeto ‘Rios Limpos para Mares Limpos’, uma mobilização para a conservação de rios, igarapés e outros afluentes no Amazonas.

Ações que minimizam a poluição

O Instituto Amazônia Mais orienta, ainda, que algumas ações podem contribuir para minimizar a poluição causada pelo plástico: evite comprar coisas que rapidamente vão para o descarte, evite usar canudos descartáveis, hoje temos a opção de canudos reutilizáveis; usar menos sacolas plásticas: você pode reutilizá-las várias vezes ou pode optar por usar ecobags; separe seu resíduo e o descarte em associação de catadores, pontos de entrega voluntária da prefeitura ou em qualquer ponto disponível na plataforma ondedescarto.com, ou ainda se informe se o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua; denuncie o descarte irregular de resíduos pelo aplicativo Meu Ambiente.

Ondedescarto.com é uma plataforma colaborativa para divulgação dos pontos de entrega de resíduos recicláveis na cidade de Manaus. O usuário passa a ser informado do local onde pode descartar lixo eletrônico, papel, plástico, óleo de cozinha, alumínio, baterias, entre outros.

Release para matéria publicada pelo Amazonas em tempo e Diário do Amazonas