Circuito Ambiental Mirim

IA+ promove atividade para crianças na Virada Sustentável Manaus 2018

Cléo Pinheiro, Assessora de imprensa IA+

01 de agosto de 2018

Foi uma grande mobilização em prol da sustentabilidade. Centenas de pessoas se reuniram em diversos pontos dispostas a ‘virar’ Manaus e transformar a cidade em um lugar melhor.

E a contribuição do Instituto Amazônia Mais, como membro do Conselho Criativo do evento, foi um presente para as crianças. Elas aprenderam a preservar o meio ambiente de forma criativa e divertida: participando do Circuito Ambiental Mirim.

As atividades foram feitas em uma área privilegiada, cercada de natureza, o Parque do Mindu, na zona centro-sul da capital.

Para começar o circuito, os visitantes mirins eram convidados a separar resíduos sólidos recicláveis que estavam espalhados pelo chão; na segunda etapa, aprenderam como funciona a coleta seletiva e, na terceira, descobriram como utilizar e para que serve o aplicativo Meu ambiente, onde o usuário pode denunciar queimadas, desmatamentos e outras ilegalidades ambientais.

Após completar todo o circuito, as crianças ganhavam um diploma simbólico de participação e registravam o momento com uma foto. “Esse contato com as crianças é importante, pois desde pequenas elas se conscientizam da responsabilidade da preservação ambiental. Sabemos que atraindo as crianças vamos, também, atrair os pais e assim toda a família passa a compreender melhor a importância da conscientização”, destacou Dominique Pimentel, assessora de Projetos do IA+.

Voluntariado por amor

Um grupo de quatro voluntárias do IA+ se empenhou para realizar o circuito, no Sábado e no Domingo. Elas davam as explicações e também faziam brincadeiras para animar a garotada. Valeu até se vestir de palhacinha para deixar as crianças bem à vontade. Um trabalho muito gratificante para quem sabe que está plantando nos pequenos, sementes valiosas de preservação que darão frutos em breve, fazendo com que cada criança contribua para preservar o meio ambiente e se transforme em guardião da nossa floresta amazônica. “ Foi uma ação maravilhosa e apaixonante. Trabalhar com crianças é sempre extraordinário, pois conseguimos ver a vontade de aprendizado de cada uma, ainda mais quando o assunto é preservação do meio ambiente. Sem contar que é uma fofura ver que elas aprenderam onde devem jogar o plástico e o papel”, disse Bruna Dalila.

O Instituto Amazônia Mais é parceiro da Virada Sustentável desde 2016 por entender que esse Festival, que é o maior do Brasil, com essa temática, partilha de causas comuns: a busca por cidades mais sustentáveis, o engajamento da sociedade na defesa do meio ambiente e desperta o senso de pertencimento pela cidade.

A Virada

A quarta Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), promoveu mais de 300 atividades gratuitas, em todas as zonas da cidade, sobre preservação do meio ambiente como oficinas e ações voltadas para a reciclagem. O evento é considerado o maior festival do Brasil em prol da sustentabilidade e tem parceria com 36 instituições da capital amazonense.

“A virada é uma iniciativa que tem como grande desafio envolver a sociedade de Manaus na construção da cidade dos nossos sonhos. E essa é uma ação que envolve a participação de todos na constituição de uma agenda positiva e transformadora em todas as zonas da cidade”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Entre as atividades sobre reciclagem e descarte correto de materiais, no Parque dos Bilhares, ocorreu a oficina de Confecção de Poltrona de Paletes; Coleta de garrafas Pet; A ação “Recicle o seu óleo; Vassoura Ecológica e a Oficina de Introdução à robótica criativa que ensinou jovens de 10 a 14 anos a montar robôs com materiais recicláveis. Também foram realizados shows musicais, oficinas, rodas de conversa, exposições, intervenções artísticas e aula de ioga e troca de livros.