APP MEU AMBIENTE

App registra mais de mais de 370 denúncias de crimes ambientais no AM em quase dois anos

Cléo Pinheiro, Assessora de imprensa IA+

27 de fevereiro de 2018

Um total de 371 denúncias de crimes ambientais foi formalizado no Amazonas no aplicativo “Meu Ambiente”, do Instituto Amazônia + (IA+), em quase dois anos. O relatório anual do instituto aponta que as categorias líderes do ranking de denúncias foram queimadas, poluição sonora, descarte irregular de resíduos, invasão de áreas protegidas e desmatamento.

Na capital do Estado, os moradores da zona Norte foram os responsáveis pelo registro do maior número de reclamações, com 133 queixas. Os moradores dos bairros Cidade Nova, Nova Cidade e Flores foram os mais ativos no uso do aplicativo. Só a Cidade Nova totalizou 45 denúncias, enquanto o Nova Cidade e o bairro de Flores atingiram 33 e 27 casos formalizados, respectivamente.

Ainda no quesito geográfico, a vice-liderança no somatório de denúncias ficou com a zona Centro-Sul, responsável por 60 registros, seguida da zona Leste, com 40.

Como funciona

Disponível para os sistemas iOS e Android, a segunda versão do “Meu Ambiente” permite o envio da denúncia via celular (ou outro dispositivo móvel), acompanhada de fotos, vídeos e da localização precisa. O registro pode ser realizado de maneira anônima, caso o denunciante prefira manter sua privacidade. As informações são enviadas aos órgãos competentes e cada processo é acompanhado pelo IA+ e pelo Ministério Público Federal (MPF-AM).

Release para matéria publicada pelo G1 em 27/02/2018 (ver no G1)