OPINIÃO

Tá ouvindo esse chamado?

Cintia Fernandes, Diretora Executiva IA+

15 de abril de 2018

É interessante que as campanhas de governo quase sempre têm slogans como: “Uma cidade melhor para todos”; “A cidade que queremos”; “Vamos avançar”; “Juntos pelo Brasil que queremos” …  Mas é raro essas frases se tornarem reais na prática. O que se vê são os órgãos governamentais dando pouca importância para a manifestação popular que pode contribuir e inovar. Como exemplo disso, citamos a grande dificuldade existente para realizar denúncias de crimes ambientais em alguns órgãos públicos no Amazonas. Os telefones só funcionam em parte do dia e, muitas vezes, estão ocupados; os serviços online não possuem registros de envio; o cidadão passa até uma hora esperando… Muito mais difícil do que fazer denúncias, porém, é saber se a denúncia foi atendida.

Durante dois anos, insistentemente, fizemos o trabalho de gestão de denúncias com alguns órgãos fiscalizadores do meio ambiente na região. O trabalho é realizado para que o cidadão possa ser ouvido pela gestão atual, e para isso oferecemos um canal que funciona 24 horas por dia, permitindo que as pessoas exponham detalhes importantes para apoiar a fiscalização ambiental e ainda com a captura da geolocalização automática da denúncia. Ninguém precisa mais ficar tentando inúmeras vezes até que o telefone seja atendido, ou se deslocar ao órgão ambiental para realizar sua reclamação, enfrentando filas e desperdiçando tanto tempo. Através do App, é possível fazer denúncias 25 vezes mais rápido do que pelos meios convencionais.

A ferramenta permite o exercício da cidadania e a cooperação com a proteção da nossa região, coletivamente. Nos dois últimos anos, 52% das denúncias foram atendidas e 27% estão para atendimento, isso significa que da quantidade total de pessoas, 79% dos que se manifestaram através da plataforma foram ouvidos. Nós só alcançamos esse número porque o App é uma iniciativa popular, isso é o que chamamos de sociedade participativa, uma sociedade que não se cala. Um cidadão isolado não conseguirá o mesmo resultado, mas juntos temos mais força!

Para o cidadão, queremos dizer: Continue denunciando, não se cale. Faça parte e junte-se aos mais de 5.000 usuários que entraram nesse movimento de proteção ambiental da nossa região. Exerça sua cidadania e lute conosco para que os órgãos ambientais aceitem usar essa plataforma que garante que sejamos ouvidos.  Mande um recardo para os órgãos ambientais da nossa região: #useappmeuambiente.

Para os órgãos ambientais, queremos repetir o mesmo discurso de sempre: O Aplicativo é gratuito e com ele você terá olhos fiscalizadores em todos os lugares do Amazonas. Qualquer instituição, seja ela privada ou governamental, é pequena se não se alimentar com a opinião dos seus clientes ou do público em geral.